EMEF PROF. AYRTON OLIVEIRA SAMPAIO

RUA JULIA MAMÉIA, 200. JD. SANTA FÉ - SÃO PAULO /SP

TELEFONE: 5527-2829








INFORMÁTICA EDUCATIVA - 2011.






OLIMPÍADAS NACIONAL DE HISTÓRIA - 2011.
Neste ano a nossa escola teve o privilégio de participar da 3ª edição das olimpíadas Nacional de História, organizado pela UNICAMP, formamos uma equipe, para a competição - LAMPIÃO DE GÁS, composta pelos alunos do EJA - ANTONIO CARLOS CARVALHEIROBEATRIZ FLORES E JANE CLEIDE RODRIGUES DOS SANTOS e, o professor LUCIANO. Também contamos com a colaboração das professoras Denise de História, Kellen Roschel de Artes, Márcia Bruno de História, Coordenadora Valéria Bento Amaral, POIE David, e a Direção
Nesta nossa primeira participação do evento, o desempenho da equipe foi maravilhoso, concluíram a 1ª, 2ª e a 3ª fase, com sucesso. O caminho foi árduo, cheio de obstáculos, mas, nossos alunos  e professores os enfrentaram com muito esforço, dedicação e estudo.
Equipe LAMPIÃO DE GÁS, vocês estão de parabéns pela participação e o sucesso alcançado. Nós da equipe EMEF PROF. AYRTON OLIVEIRA SAMPAIO, parabenizamos todos vocês, por nós proporcionar está imensa alegria.
Esta atividade, um exemplo, de interdisciplinaridade contou com a colaboração de professores de diversas disciplinas, tais como: História, Artes, Pedagogia e Geografia.  Sendo realizada no Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA), desta forma, contando com o apoio da Informática Educativa da EMEF Prof. Ayrton Oliveira Sampaio, por intermédio do Poie Prof. David. 








ENQUETE

A EMEF Prof. Ayrton Oliveira Sampaio perguntou a todos da comunidade escolar: 

Por que você acha a sua escola bonita?

Assim, os nosso alunos começaram a produzir as frases, segundo o tema, a produção foi muito intensa, foram obtidos diversos trabalhos. Em seguida, o corpo docente juntamente com a coordenação e a direção, escolheram alguns trabalhos para participar da nossa enquete.


É muito limpa, tem uma boa aprendizagem e têm muitos professores que ensinam muito bem. A escola é bem grande e eu tenho muito orgulho de estudar na EMEF Prof. Ayrton Oliveira Sampaio.

Ela é cheia de flores e tem muita harmonia.
Ela é um lugar enfeitado de esperança, alegria e oportunidades. É onde convivem professores e alunos que juntos seguem o caminho do aprendizado.
As pessoas que trabalham e estudam, cuidam como se fosse a própria casa. Vamos continuando a cuidar e fazer a diferença.
Todos nós somos capazes de cuidar dela e fazer com que ela fique cada vez melhor.
Ela é organizada e tem todo cuidado e carinho de todos.
Nós sabemos cuidar dela, nós a preservamos. Se todos nós fizermos um pouco de cada coisa, a escola vai ficar mais bonita a cada dia. A escola está ficando cada vez melhor. Está bastante elegante.


RESULTADO DA ENQUETE.


Assim, se iniciou a nossa enquete, ela foi realizada entre os dias 09/09/2011 à 16/09/09, onde todos tiveram a oportunidade de votarem na sua frase favorita.                                                         


E A NOSSA FRASE CAMPEÃ FOI:


Nós sabemos cuidar dela, nós a preservamos. Se todos nós fizermos um pouco de cada coisa, a escola vai ficar mais bonita a cada dia. A escola está ficando cada vez melhor. Está bastante elegante.

  10 (34%)



AUTORA: MÁRCIA DOS SANTOS SILVA - 8ºC.

PARABÉNS MÁRCIA POR SEU EMPENHO E DEDICAÇÃO, NÓS DA EQUIPE DA EMEF PROF. AYRTON OLIVEIRA SAMPAIO, ESTAMOS MUITO ORGULHOSOS.


POEMAS

As ações da Informática Educativa visa apoiar atividades que estimulem o hábito de ler e escrever, assim, foi proposto aos alunos  monitores Ketlin e Emanuel, que escrevessem poemas, estes foram publicados no blog do Ayrton, para que os demais alunos possam ler e entender a sua estrutura, em seguida, tenham a possibilidade de escreverem seus próprios poemas.

Poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distinto mais claro entre o poema e a prosa (que é a escrita em linhas contínuas). O poema é uma obra em versos em que a poesia está ao alcance de qualquer leitor, mas só existe em um outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta e tenta ou não objetivá-lo e terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo poeta.  



AUTORA: KETLIN RODRIGUES - 8ª B.



COMO ME  MACHUCA

Como me machuca

saber seu nome e não poder te chamar

como me machuca

te ver e só poder te olhar

como me machuca

saber que tão pouca distância

que vai nos separando.

Resta uma única esperança

de um dia eu dizer...

Te amo.




AUTOR: EMANUEL NASCIMENTO - 8ª C.




PENSE


Pare para pensar, pensar na luta,


na dor, no sofrimento e no amor.


Pare um segundo e se pergunte se isso é certo?


Pare, pense e reflita, e com muita coragem haja,


faça seu sonho virar realidade.


Use seu cérebro e ande com o coração.


Pense na vida de quem te ama, de quem gosta de você,


de quem é seu amigo e sobretudo, 


Pense em você mesmo, faça um caminho de luz, esperança e suor,


seja alguém nessa ilusão a aqueles que eles chamam de vida.


Olhe a dor e o  sofrimento que você pode causar a quem te ama.


Pense com o coração, pois apesar de tantas pedras, 


O caminho ainda está livre, e lembre-se sempre 


"VOCÊ MERECE SER FELIZ"








1ª Etapa do Projeto Metrópole Digital.


"Metrópole Digital" é o projeto de formação dos alunos monitores, em 2011.

O Programa está acontecendo nas escolas da rede municipal de Educação da cidade de São Paulo e, tem como objetivo a formação do aluno monitor via projeto anual. Os monitores auxiliam os professores nas aulas de informática educativa. Com os encontros semanais de formação os monitores tornam-se os pares avançados dos colegas e compartilham saberes e aprendizagens durante todo o processo. Assim, a monitoria se constitui em mudança substancial na vida do aluno, seja na perspectiva de crescimento individual ou no coletivo.

Tema do Projeto - O ENCANTAMENTO DE UM OLHAR.

"O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis. o mundo é salvo pelo avesso da importância. pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar. Que envolve e afaga. abarca, resgata, reconhece, salva, inclui. Esta é a história de um olhar. Um olhar que enxerga. E por enxergar, reconhece. E por reconhecer, salva".   (Eliana Brun).

A fotografia pode ser utilizada como ferramenta de  investigação do cotidiano de nossos estudantes, através das imagens obtidas na escola, da família, da vizinhança, da cidade e das coisas que os cercam, para análise e estudo desses momentos documentados e suas correlações históricas, sociais e familiares, assim, proporcionando ao educando   o conhecimento real da imagem fornecida através da fotografia, ou seja, estimular o encantamento no olhar do autor.
Este projeto busca incentivar o protagonismo dos alunos, através das fotografias produzidas por eles, ao longo das atividades pedagógicas realizadas na EMEF PROF. AYRTON OLIVEIRA SAMPAIO. O trabalho busca registrar a realidade que nos cerca, a partir, do olhar do autor. Assim, contribuindo para uma aprendizagem significativa, através de conteúdos que são essenciais para o manuseio e a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos. 
“As coisas que você pretende nem sempre são as que o outro vai sentir”.







SAIU NA MÍDIA

O PROJETO DO PROFESSOR J.J "DO UNIVERSO AOS CONTINENTES" FOI UM SUCESSO, SAIU ATÉ NA MÍDIA, NO YOUTUBE. NOSSA ESCOLA ESTÁ DE PARABÉNS, ESTAMOS APRESENTANDO UM TRABALHO DIFERENCIADO, QUE ESTÁ INSERIDO NO NOSSO PROJETO PEDAGÓGICO. ONDE O ALUNO É O PROTAGONISTA DO PROCESSO.


"ISSO QUE É EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO NÃO É SÓ NA SALA DE AULA, É FORA TAMBÉM, NESTAS ATIVIDADES CULTURAIS". (DEPUTADO - CARLOS GIANNAZI).





As atividades e competências propostas numa educação digital transmidiática põe forte acento na manipulação, na montagem e na experimentação. O material selecionado, recolhido e produzido é tratado (manipulado) por diferentes tecnologias midiáticas e pelos diversos realizadores simultaneamente, remotamente, em rede ou ao vivo. As mídias digitais aproximam mundos, forçam fronteiras, mudam formas de ser e maneiras de pensar. Geram um tipo de experiência nunca experimentada antes, própria do contemporâneo, da cultura inaugurada com a revolução digital. A educação transmidiática refere-se diretamente à essa experiência singular da cultura digital, e aponta para atividades e competências específicas.
Nesse contexto, o curso Metrópole Digital propõe, por meio de práticas, a reflexão sobre o conceito de educação digital transmidiática, cuja matéria prima é o imagético, o sonoro, o musical, o literário, assim como a bricolagem com elementos videomáticos diversos, tendo como pano de fundo a cidade de São Paulo sob a ótica do aluno: um explorador e um construtor cooperativo de um universo de dados que trabalha num processo recursivo de criação e transformação de uma memória-fluxo. 
A EMEF Prof. Ayrton Oliveira Sampaio, está participando do Projeto Metrópole Digital, curso de formação dos alunos monitores. No mês de junho, a escola levou os alunos ao museu da língua portuguesa, assim, nossos monitores, aproveitaram para colocar em prática todo o conhecimento adquirido, através das fotografias, que ficaram lindas!!!!
Excursão da EMEF PROF. AYRTON OLIVEIRA SAMPAIO ao museu da Língua Portuguesa.















































Segundo o Caderno de Orientações Didáticas - Ler e Escrever - Tecnologias na Educação, "acesso ás tecnologias da informação e comunicação, sobretudo à internet, é hoje imprescindível para o desenvolvimento da leitura e da escrita...".
Portanto atividades como a da professora Ana Paula Lopes - Conto, que estimula as habilidades da leitura e escrita, são foco na nossa unidade escolar, os trabalhos abaixo, foram publicados no blog da escola, no mês de junho, a intenção é que por intermédio das tecnologias da comunicação e informação, ou seja, da informática educativa, nossos alunos leiam e escrevam, vale a pena conferir a atividade, as produções estão maravilhosas!!!


Aula da Professora Ana Paula Lopes - Português - CONTO.


Caríssimos leitores, pais, professores e alunos da EMEF Prof. Ayrton Oliveira Sampaio,
nossa escola realiza um Projeto de Leitura. As terças-feiras, em aulas alternadas, nós professores lemos para nossos alunos textos de gêneros diferenciados. No mês de abril realizamos leituras de contos. Nesse período as 8ª séries (9º anos) entraram em contato com um dos mestres da literatura Universal, Machado de Assis. Eles ouviram a leitura do conto Um Apólogo. Foi um dos momentos mais proveitosos das nossas leituras cotidianas. Gerou uma discussão interessante sobre ética e moral, agregando valores. Das discussões surgiram algumas considerações que os alunos registraram, por escrito, e julgamos oportuno expor, compartilhar em nosso Blog. Outro trabalho importante, que é válido socializar, são as produções de poesia sobre o amor.
Estas atividades surgiram após algumas atividades no Caderno de Apoio e Aprendizagem, que privilegia o trabalho com gêneros literários diversos. Não temos a pretensão de formar escritores, mas, sim ampliar o repertório de nossos alunos, propiciando uma reflexão sobre as funções sociais da língua, que é um instrumento de poder e comunicação.

                                                         Um abraço,
                                                                                      Professora: Ana Paula Lopes.
















O laboratório de Informática Educativa da EMEF Prof. Ayrton Oliveira Sampaio, é um local destinado à aprendizagem, desta forma, justifica-se que atividades colaborativas como a aula de Ciências da professora Cida, juntamente com a apresentação do ATE Roberto, tema: Sistema Solar, sejam realizadas neste local.


Aula de Ciências da Professora Cida - Apresentação do ATE Roberto - Sobre o Sistema Solar






















































2 comentários: